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A comunicação do profissional de Secretariado na busca do sucesso e da inovação.

Ana Luiza Fernandes Christianini*
Ana Paula Alcade*
Cristiane Silva Santos*
Eliani M. Schiapati Duran*
Gislaine Cibele O. Leme*
Jaqueline Cardoso Chagas*
Maria Fernanda P. Morais*
Marina Mozer da Cunha Fernandes*
Thais Baptista Santos*
Suely Regina Bettio**
* Alunas da disciplina de Gestão Secretarial II, do curso de Secretariado Executivo Bilíngüe da Universidade do Sagrado Coração-USC, Bauru-SP, orientadas pela Profª Suely Regina Bettio.
** Professora Especialista do curso de Secretariado Executivo Bilíngüe da Universidade do Sagrado Coração - USC, Bauru-SP.

Resumo
A comunicação e o trabalho em grupo são características essenciais presentes nas principais habilidades do Secretário Executivo. O presente artigo busca abordar a competitividade e a inovação profissional como um grande diferencial para todos os que almejam um futuro promissor dentro das organizações. Acreditar que conquistar o espaço que cabe ao indivíduo é uma tarefa que exige muita estratégia e que, se forem ultrapassados os limites de forma desonesta, pode acarretar sérios problemas profissionais e pessoais dentro da empresa.
Palavras chaves: Comunicação informal, competitividade, sucesso, resultado, estratégia e inovação.

1. INTRODUÇÃO
O profissional de secretariado atua como chave de comunicação dentro das organizações mostrando de várias formas como sua colaboração efetiva e adequada inova e proporciona sucesso e resultados para todos.

2. DESENVOLVIMENTO
O mercado de trabalho atual mostra-nos uma crescente importância do profissional de secretariado. Acompanhando essa crescente está a visão que se tem do profissional dessa área como chave na comunicação dentro das organizações, além de mostrar de várias formas como sua presença inova e traz sucesso para todos.
Mas, para conseguir esse espaço, o profissional de Secretariado precisou enfrentar muitos obstáculos ao longo dos anos e romper paradigmas, principalmente o de que os profissionais de Secretariado só desenvolvem atividades de recepção e não acumulam funções de maiores responsabilidades.

Hoje é cada vez maior o destaque dos profissionais de Secretariado ou Secretárias Executivas dentro das organizações. Estão, a cada dia que passa, desenvolvendo-se e levando isso para todos os que compartilham do seu trabalho, pois esses profissionais são pessoas especializadas, que dedicaram alguns anos de suas vidas para obter conhecimento suficiente e atuar no mercado.

As organizações hoje requerem profissionais de perfil empreendedor, produtores de lucros e resultados, preparado em todos os aspectos para superar o que o mercado exige.

O profissional de Secretariado deve estar apto para agir diante de situações-problema, ter visão holística da organização procurando ser especialista em várias áreas, as quais expandem seus horizontes com responsabilidade, valorização, fidelidade e comprometimento. Além disso, deve desenvolver relacionamentos intra e interpessoais eficazes e contribuir efetivamente para a execução de trabalhos em equipe.

A comunicação na profissão é a atitude que engloba todas as características de um profissional que busca o sucesso; saber usar a comunicação a seu favor é algo que precisa de muita cautela e sabedoria. Através dela conseguimos conquistar nosso objetivo de forma honesta, o que seria ideal; ou desonesta, o que para muitos é a forma mais rápida.

Muitas vezes se a informação não for bem colocada pode virar uma fofoca maldosa, prejudicando seu perfil profissional e não atingindo o objetivo. Como o profissional de Secretariado participa de todos os acontecimentos da empresa, precisa saber lidar com todos os tipos de informações que recebe, pois pode ocorrer de nem todas serem verídicas. Sendo assim, deve absorver as que realmente serão importantes para o desenvolvimento do trabalho.

A comunicação hoje em dia é considerada um fator essencial dentro das organizações, seja ela formal ou informal. Embora as conversas de corredor não sejam produtivas, elas podem beneficiar as idéias entre os colaboradores de diferentes departamentos fazendo com que as informações se espalhem rapidamente e que surjam novas idéias.

A principal função da comunicação é ajudar no sucesso do trabalho em equipe. Para isso, o grupo deve interagir de forma honesta e participativa, lutando pelo sucesso de todos. As informações são extremamente importantes e a comunicação deve ser transparente para que não ocorra nenhum tipo de equívoco entre os colegas da equipe.

No contexto atual, é isso que as organizações buscam: profissionais capacitados e com espírito de liderança, pois o que mais importa é o bom rendimento do grupo e não o bom desempenho pessoal de cada indivíduo. Quanto mais o grupo supera metas, melhores resultados a empresa terá.

Apesar de as mesmas buscarem equipes unidas e produtivas, o objetivo principal é a competição sadia entre os membros, porque estimula a criatividade e a vontade de cada vez mais atingir novos objetivos, buscando se atualizar no meio da produção de novas idéias. Os membros precisam entender que essa competição não deve ser ambiciosa e egoísta, mas sim, algo para o desenvolvimento e o crescimento da equipe e da organização, estimulando os participantes e evitando o comodismo.
A empresa deve ter estratégias para que os colaboradores sintam-se motivados a estar sempre inovando. A competição da nova era não deve ser olhada de forma negativa e cabe à organização incentivar suas equipes para competirem entre si.

3. CONCLUSÃO
Fica clara a importância da comunicação, inovação e competitividade para o profissional de Secretariado, pois os executivos necessitam de colaboradores qualificados para atuarem nas organizações, desenvolvendo trabalhos em equipe que venham a somar para atingir resultados positivos.

A grande habilidade do secretário é o de receber todos os tipos de informações, tratando-as com discrição e criatividade para torná-las essenciais no dia-a-dia.

A organização que busca o sucesso deve contar com um profissional de Secretariado. Sem dúvida, ele será o diferencial com capacidades intelectuais, prática, ética, postura e comportamento.

REFERÊNCIAS:
CORRÊA, Fabiana. 45 atitudes que valorizam seu passe. Revista Você S/A - Editora Abril: 87ed, p. 20–27, set. 2005.
CORRÊA, Fabiana; ROCHA, Márcia. Você vai ficar bem falado. Revista Você S/A - Editora Abril: 91ed, p. 20-27, jan. 2006.

HERZOG, Ana Luiza. Um cargo, dois chefes. Revista Exame – Editora Abril: ano 40, nº 1, 859ed., p. 74–76, jan. 2006.
SHINYASHIKI, Roberto. Seja competitivo: esteja na vanguarda. Revista Melhor Gestão de Pessoas – Editora Segmento: nº 208, p. 22–23, fev. 2005.

BERTUOLO, Claudemir. “Rádio-peão”: do chão às estrelas, do tático para o estratégico! Disponível em www.comtexto.com.br. Acesso em 19 abr 2006.

 
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